I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pedido especial (II)


Vatapá de Frango

Vatapá é uma delícia, não é mesmo?

Originário do Nordeste do Brasil, faz muito sucesso nas mesas de minha terra natal. E como não adorar a textura perfeita do prato e aquele sabor de camarão magnífico estalando na boca?

Entretanto, existem os alérgicos a frutos do mar, como a mãe de uma grande amiga minha. E uma vez ela me perguntou o que fazer a respeito. Respondi:

 - Simples - disse eu - Substitua o camarão por outro tipo de carne branca, como peixe ou frango. A segunda opção é a mais popular até. Sua mãe vai comer, matar a vontade e se fartar, finalmente.

Lembro de ter conversado isso com ela, de ter combinado de ir um dia à sua casa preparar a iguaria, mas não houve oportunidade ainda, até porque hoje em dia ela mora no Rio de Janeiro. Então, M., caso você acompanhe com freqüência o meu blog, aí está a receita.


Ingredientes

1 kg de coxa e sobrecoxa de frango
2 cebolas
5 dentes de alho
1 maço de cheiro-verde
1 maço de coentro
sal a gosto
8 pães amanhecidos
1 litro de leite
2 garrafas de leite de coco (400 ml)
Azeitona picada a gosto
200g de amendoim torrado e descascado
3 colheres de azeite
1/2 garrafinha de azeite de dendê

Preparo
Refogue o frango e cozinhe-o com os temperos. Retire da panela e desfie em pedaços grandes.
Retorne o frango desfiado para a panela, com o caldo que se formou, e refogue novamente. 
No liquidificador, bata o pão picado, o leite e o leite de coco até formar uma
massa consistente. 
Adicione esta mistura ao frango refogado. Mexa até obter um creme espesso. 
Adicione a azeitona picada, o amendoim torrado, o azeite e o azeite de dendê. Misture bem.
Sirva com arroz branco salpicado com salsinha, coentro e pimenta dedo-de-moça, picadinha e sem sementes.

Bom apetite!

Um comentário:

  1. Hummmm... que delícia!!!
    Marcelo, eu tbm adoro vatapá.. Deu até água na boca vendo essa foto rs. Essa é mais uma que vai fazer parte da minha coleção.
    Bjão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...