I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Livros recomendados (I)



Uma forma simples de viajar o mundo inteiro sem sair do lugar


O livro da viagem, organizado por Simon Zestcott e publicado pela conceituada editora Lonely Planet é indispensável para quem deseja conhecer um pouco mais sobre cada país do mundo. E a palavra "pouco" cai como uma luva ao livro, pois ao terminá-lo, a impressão que tive é de que ficou faltando algo mais.

Recheado de fotos que valorizam mais o lado humano das nações, em detrimento das manjadas atrações turísticas, a obra tem seus méritos. Consiste em capítulos de no máximo duas páginas, dispostos em uma ordem alfabética nem um pouco ortodoxa. Nestes capítulos, além das citadas imagens, pequenas informações sobre cada nação e sobre os costumes de seus habitantes, como alimentação, dialetos e demais informações relevantes. Sugestões de livros e filmes dados pelos autores sobre as nações retratadas também podem ser encontradas aqui.

No contexto gastronômico, cada país foi contemplado com uma descrição sucinta de seus pratos e bebidas mais conhecidos. O leitor descobrirá que o sura, uma espécie de vinho de palma, é a bebida alcoólica mais popular do Moçambique. Que na Índia, o prato não-vegetariano mais consumido é o frango tandoori. Que os estonianos adoram almôndegas à milanesa cozidas em sangue bovino, chamadas de verikäkk e que na Ruanda, país pobre do continente africano, a tilápia é o peixe mais degustado pela população local.

Trata-se de um livro indispensável a qualquer estante, principalmente àqueles que buscam referências gastronômicas sobre os vários países do mundo. Mas no geral, não tenha tantas expectativas sobre seu conteúdo, ainda mais se estiver procurando um guia definitivo de viagem que englobe todas as nações do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...