I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Filmes recomendados (I)




Como Água Para Chocolate

Trata-se de um belíssimo filme mexicano dirigido por Alfonso Arau, baseado na obra literária homônima da também mexicana Laura Esquivel. Assisti há muito tempo atrás e repetidas vezes, por conta de seu conteúdo lírico, romântico e bastante ligado à gastronomia.

O filme é a história de Tita (Lumi Cavazos), que nasceu na cozinha do rancho de sua família, quando sua mãe (Regina Torné) estava cortando cebolas.

Logo após o nascimento, seu pai morre de um ataque cardíaco fulminante, em plena briga com sua mãe, onde questiona à esposa a real paternidade de sua mais recém-nascida filha. Mas sem sucesso.

Com o acontecido (a viuvez precoce de sua mãe), Tita começa a ser criada por ela seguindo uma curiosa tradição local que diz que a filha mais nova jamais poderá se casar, mesmo que se apaixone, para poder cuidar de sua mãe até a hora de sua morte.

Porém, ao crescer, Tita se apaixona por Pedro Muzquiz (Marco Leonardi), que também deseja se casar com ela. Sua mãe, amargurada e com índole difícil, veta o matrimônio devido à tradição, e sugere que Pedro se case com Rosaura (Yareli Arizmendi), a irmã dois anos mais velha que Tita.

Pedro aceita, pois apenas assim poderá estar perto de Tita. E esta, como não pode expressar seu amor às claras por Pedro, começa um jogo diário de sedução que envolve preparar iguarias exóticas e afrodisíacas, com muito gosto ao cunhado, o grande amor de sua vida, pois ela é exímia cozinheira.

Como podem perceber, um prato cheio para os cinéfilos que amam gastronomia. 

Um comentário:

  1. “para as codornas com molho de pétalas de rosa (as quais lhe haviam sido oferecidas por Pedro), Tita transfere toda a sensualidade, no despertar da recordação do grande amor de cada um que se delicia com este prato, que potencializa e exaltação deste sentimento, e faz desabrochar toda a libido. É neste momento que, Gertrudis (Claudette Maillé), contagiada pelo sentimento impregnado no molho, e exalando em toda a sua plenitude o odor das rosas, atrai para si o capitão revolucionário, e foge com ele, para profundo desgosto da mãe, e conquista da sua própria liberdade.” Do filme Como água para Chocolate do livro homônimo de Laura Esquiavel

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...