I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo, 15 de agosto de 2010

Guloseimas (I)


Alguém por aqui lembra do Mandiopã?

Mandiopã ou Fritopã (aquele que faz crooock!!!) é um salgadinho feito a base de fécula de mandioca, o primeiro fabricado no Brasil. Foi lançado pela Indústria Alimentícia Mandiopã e foi fruto da imaginação de um empregado da fábrica, chamado Antônio Gomercindo, que começou a trabalhar no local em 1954 e aprendeu a fazer a massa do Mandiopã. E durante muito tempo, só ele conhecia o segredo da receita.

Na década de 1960 o Mandiopã foi um grande sucesso, lançando sabores extras como queijo, bacon e camarão. A empresa foi absorvida pela Hikari, que relançou o produto com o nome de Fritopã, que existiu até o início da década de 1990, quando acabou de vez.

Em anos recentes, Antônio Gomercindo montou uma nova empresa e relançou em nossos dias o clássico Mandiopã. Espero que tenha êxito, pois esta é um tipo de guloseima clássica que deve ser perpetuada para a alegria dos gulosos.

O Mandiopã é um alimento rico em amido que deve ser frito antes de consumido. As duras e pequenas rodelas esbranquiçadas se transformam em um petisco leve, crocante e viciante. Tinha a má fama de ser encharcado de óleo e pouco saudável, mas mesmo assim fez muito sucesso nas décadas de 1980 e 1990.

Há muito tempo sua receita já caiu no domínio público. Que tal tentar fazê-la e proporcionar uma bela e nostálgica tarde de domingo ao seu estômago? Ou quem sabe apresentar o Mandiopã às novas gerações? Eis ela:

Ingredientes
2 xícara(s) (chá) de fubá.
4 xícara(s) (chá) de água.
Sal a gosto.
500g de polvilho azedo.

Preparo
Sabores para escolher: queijo ralado, orégano, gergelim, ou bacon bem picadinho.
Para cada sabor, use 2 colheres (sopa) bem cheias.
Misture o fubá, a água e o sal e leve para fazer em banho-maria sem parar de mexer.
Retire do fogo, acrescente o polvilho azedo junto com o sabor escolhido. Amasse bem até ficar uma massa resistente (dura).
A seguir, faça rolos e cozinhe em água fervente durante 5 minutos.
Leve ao sol, para secar dentro de uma peneira coberta com um pano de saco limpo. Cubra com peneira de peneirar fubá.
Deixe descansar por 2 dias em lugar fresco, ou na geladeira por 1 dia.
Depois desse processo, corte bem fininho (tipo batata palha) e frite em gordura bem quente.
Se quiser usar cor, passe anelina ou colorau, antes de ir ao sol.


Rendimento:10 porções.

Agora que está pronto, deguste!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...