I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sobremesas (II)



Que tal um alfajor hoje?



Alfajor (pronuncia-se alfarror) é um doce tradicional de origem hispânica que é bastante popular em países ibero-americanos como a Argentina, o Chile, o Peru, o Uruguai e outros. O nome da iguaria vem do árabe al hasu e significa recheado.
O doce é composto de duas ou três camadas de massa, que após assadas devem ficar firmes, levemente crocantes e macias, quase esfarelando, unidas com recheio de doce de leite e cobertas com chocolate derretido e polvilhado com açúcar de confeiteiro.
Com o passar dos anos a receita tradicional foi perdendo espaço para novos e exóticos sabores de alfajor, que levam frutas e até chocolate no preparo da massa.
Porém, hoje aqui no blog aprenderemos uma receita mais prática, próxima da tradicional. Vamos lá?

Ingredientes

Para a massa

2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de chocolate em pó
6 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (café) de cravo-da-índia em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar a fôrma



Para o recheio

2 xícaras (chá) de doce de leite



Cobertura

500 g de chocolate meio amargo picado



Modo de preparo

Misture em uma tigela o leite, a farinha de trigo, o açúcar mascavo, o chocolate, o mel, o óleo, a canela, o cravo e, por fim, fermento em pó, até que fique homogêneo. Despeje em uma fôrma untada e enfarinhada e leve para assar no forno médio (180 ºC) pré-aquecido por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar. Corte-o em quadrados ou círculos com o auxílio de um cortador ou uma faca. Em seguida, divida cada alfajor ao meio no sentido do comprimento. Recheie-o com o doce de leite. Reserve. Derreta o chocolate em banho-maria e banhe os pães de mel. Coloque-os sobre uma folha de papel manteiga e deixe secar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...