I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Selecionando, conservando e degustando queijos - Parte I


A partir de hoje, aqui no blog e todas as quintas-feiras, oferecerei aos meus leitores e seguidores conhecimentos preciosos a respeito de queijos, laticínios apreciados com entusiasmo por pessoas do mundo inteiro.

Os textos aqui publicados são de autoria de uma moça chamada Sueli, que acredito ser nutróloga ou especialista em Gastronomia. Ela é amiga do Dr. Guto, escritor que mora no Rio de janeiro e que é um amigo meu que sempre me envia e-mails excelentes, cujos temas variam desde utilidade pública e conhecimentos gerais até às crônicas que ele escreve, geralmente inéditas.

Mas voltando aos queijos, hoje saberemos mais a respeito de como comprá-los e conservá-los. A partir da próxima semana, começaremos a conhecer os tipos e como podem ser consumidos. Vamos lá?

Para aproveitar todo o sabor de um queijo é importante alguns cuidados na compra, na manipulação e no armazenamento, mas o principal é conhecer cada um deles. E para conhecer é preciso experimentar. 

Qualquer que seja o tipo de queijo, a matéria-prima é uma só: o leite (que pode ser de vaca, de ovelha, de cabra e de búfala). Como acontece com os vinhos, as condições climáticas e geológicas têm influência no sabor e no estilo do queijo, já que determinam a forma como o animal é criado e alimentado. Assim, seu leite terá características específicas e irá determinar o sabor final do queijo. 

A quantidade de gordura do leite, integral, semi-desnatado, desnatado ou enriquecido com nata, resulta em diferentes tipos de queijo. Em alguns casos se usa o leite cru, não-pasteurizado (cada vez menos comum), como no caso do queijo Taleggio do norte da Itália, e a mistura de diferentes tipos de leite (de cabra, vaca e ovelha). A quantidade de água que se elimina no processo de produção do queijo determina a maciez, o tipo de casca e o mofo que irá se desenvolver no queijo. A casca é um dos primeiros aspectos a se avaliar em um queijo. 

Como comprar

Em algumas lojas especializadas se pode contar com a ajuda de funcionários com conhecimento, que dão boas sugestões. Mas quando você entra no supermercado e se depara com uma grande quantidade de queijos, a escolha pode ser mais complicada. Em caso de dúvida, procure experimentar o queijo antes de comprá-lo. Como acontece com outros produtos, verifique a data de validade, o aspecto e os cuidados com a temperatura à qual o queijo se encontra (o que pode alterar o processo de maturação). 

Como conservar

Preste atenção na temperatura e verifique sempre se o queijo mantém suas características durante o armazenamento. Os queijos de massa dura devem ser envolvidos individualmente em filme plástico ou papel-alumínio (neste caso, faça alguns furos com um garfo para que o queijo possa respirar) para que não ressequem. Os queijos de massa macia (brie e camembert) devem ser mantidos no próprio papel da embalagem, que já é especial para sua conservação, e guardados na geladeira (assim como os frescos e fundidos). Os que apresentam mofo interno (os azuis) devem ser envolvidos em papel-alumínio. Para conservar queijos duros por pouco tempo, deixe-os em uma queijeira (com base de madeira e tampa de vidro), que não feche hermeticamente, permitindo que os queijos respirem. 

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...