A festa de Babette
O filme deste mês é uma recomendação da minha amiga Monica Reis, professora e artista plástica que vive em Porto Alegre, RS. Trata-se de "A Festa de Babette", de Gabriel Axel, lançado no ano de 1987
Ganhador do Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro em 1988 (para a Dinamarca), o filme conta a história da francesa Babette, que fugindo da repressão à Comuna de Paris (o primeiro governo operário na França, implantado em 1871), acaba se refugiando em um vilarejo dinamarquês onde se emprega como faxineira e cozinheira na casa de duas irmãs solteironas, filhas de um pastor.
Quatorze anos se passam quando Babette ganha uma fortuna na loteria. Em vez de voltar à França, ela pede permissão às patroas para preparar um jantar em comemoração ao centésimo aniversário do pastor. A princípio, os convidados ficam assustados, temendo ferir alguma lei divina ao aceitar um jantar francês, mas acabam comparecendo e se deliciam com a festa de Babette.
Delicie-se você também, observando as iguarias que Babette prepara no decorrer do filme. Na opinião de Monica, um filme inesquecível e que melhor personifica a gastronomia no mundo do cinema. Disponível em DVD no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário