I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Etiqueta (II)


Como degustar alimentos “difíceis” a mesa

Quem nunca ficou em saia justa numa recepção ou festividade formal ao ter que lidar, à mesa, com alguns alimentos considerados difíceis de serem degustados em público, mas práticos de se comer no aconchego do lar, ainda mais sem pessoas por todos os lados para reparar no jeito que você  o faz?

Dando continuidade às dicas de etiqueta no blog, hoje resolvi aliviar um pouco a barra dos tímidos e envergonhados em comer conforme a etiqueta nessas ocasiões e ensiná-los como se deve fazer para comer alguns alimentos sem passar vexame. Vamos lá?

Alcachofra – Se vier inteira, acompanhada de molho a vinagrete, é desfolhada com as mãos. À mesa, costuma servir-se somente o coração da alcachofra.

Alface – Não é cortada com a faca. Devemos sempre escolher o miolo para servirmos à mesa.

Caviar – Quando servido na hora de drinques, como canapé, come-se com os dedos. Quando servido como entrada, é apresentado sobre blocos de gelo e acompanhado de torradas. Pegamos a torrada e colocamos um pouco na sua extremidade para saborearmos com sobriedade e prazer.

Consommé – Se houver pedacinhos de torradas, come-se com a colher e depois leva-se a xícara de consommé aos lábios para beber o líquido.

Coquetel de Camarão – Servido em recipiente próprio, com lugar para gelo moído na parte inferior. Come-se com colher de sobremesa na mão direita e garfo de peixe na mão esquerda. Se houver camarões graúdos, devem estar descascados, se estiverem sobre a borda da taça, devem ser colocado dentro da taça e cortados com a colher antes de levá-los à boca.

Escargots – São servidos em pratos especiais, com cavidade para cada unidade. Devem ser segurados por uma pinça própria na mão esquerda e com garfo próprio na mão direita retira-se o conteúdo para comê-lo.

Macarrão e Massas em Geral – Deve-se comer massas apenas com o garfo. No caso do espaguete, usa-se uma colher para ajudar a enrolar o macarrão no garfo.

Azeitonas com caroço: comem-se normalmente e nada de tirá-las da boca com a mão. Leve o garfo na boca, despeje a azeitona nele e coloque em um canto do prato.

Frutas

Abacate – deve ser servido à mesa como creme, jamais em natura.

Abacaxi – descascado e cortado em rodelas, come-se com garfo e faca de sobremesa.

Cereja – deve se segurar pelo cabo, comê-la com as mãos, colocando o caroço no prato de sobremesa.

Caqui – com garfo e faca de sobremesa.

Ameixa – come-se com a mão, depositando o caroço no prato de sobremesa.

Laranja – descascada, come -se com garfo e faca de sobremesa.

Mamão – Deve ser descascado, fatiado ou picado em forma de cubos, come-se com garfo de sobremesa. Quando com casca e a metade, come-se com colher de sobremesa.

Manga – a melhor maneira de servir a manga é cortá-las em cubos. Come-se com garfo e faca de sobremesa.

Melão – é apresentado em fatias com a casca. Firmando a fatia com o garfo, separa-se pedacinho a pedacinho da polpa para comer.

Pêssego – com a faca e garfo, descasca-se, vai cortando e comendo pedacinho por pedacinho, não se leva o caroço à boca quando estiver à mesa.

Uva – Servir em cachos já lavados cuidadosamente. É necessário, porém uma tesoura própria para cortar os galhos. Comem-se como as cerejas.


Até a próxima! Mais sugestões podem ser feitas nos comentários, se você quiser contribuir com as atividades do blog.

Um comentário:

  1. Ótimas dicas Marcelo!
    Parabéns pelo blog que tá cada dia melhor!!!
    Vc e suas pérolas de blogs..E quantas pérolas, hein!!! rs
    bjs meu lindo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...