I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cozinha vegetariana (I)


Salada Grega


Ingredientes
1 kg de tomates médios 
2 pepinos pequenos 
2 pimentões verdes 
1 cebola roxa média 
175 g de queijo feta 
125 g de azeitonas gregas 
 Molho vinagrete com ervas 
3 a 5 galhos de hortelã fresca 
3 a 5 galhos de orégano fresco 
7 a 10 galhos de salsinha 
45 ml de vinagre de vinho tinto 
Sal e pimenta 
125 ml de azeite de oliva extra-virgem.

Preparo



Molho vinagrete 
Destaque as folhas da hortelã e do orégano dos talos e junte-as na tábua. Corte grosseiramente, reunindo-as com uma das mãos para facilitar. Destaque as folhas da salsinha dos talos e pique-as. Numa tigela pequena, misture o vinagre de vinho tinto, o sal e a pimenta. Bata aos poucos o azeite para que o molho vinagrete engrosse ligeiramente. Junte as ervas picadas, bata o molho novamente e prove o tempero. 



Legumes 
Com a ponta da faca, retire o miolo dos tomates. Corte cada um em oito fatias, e em seguida corte-as ao meio. 
Com o descascador de legumes, descasque os pepinos. Lave-os e corte-os ao meio, de comprido. Raspe e descasque as sementes de cada metade de pepino com uma colher de chá. Corte as metades do pepino em duas ou três tiras, em seguida reúna as tiras e corte-as no sentido transversal em pedaços de 1,5 cm. Corte à volta de cada miolo de pimentão e descarte-o. Corte ao meio, tire as sementes e nervuras. Coloque cada metade voltada para baixo, achate-as com o dorso da mão e fatie em tiras no sentido do comprimento. Corte as tiras em cubos. Descasque e limpe a cebola roxa. Corte uma rodela fina na base de modo que ela assente firmemente na tábua. Corte a cebola em rodelas finas. Separe as rodelas com os dedos. 



Montagem 
Corte o queijo feta em tiras de 1,5 cm. Junte as tiras e corte-as transformando-as em cubinhos. Leve os tomates, pepinos, pimentões e rodelas de cebola a uma tigela grande. Bata rapidamente o molho vinagrete com ervas e despeje-o por cima da salada. Com a colher grande de metal, misture os legumes inteiramente no molho vinagrete de ervas. Junte as azeitonas e o queijo feta aos legumes e misture de novo, delicadamente. Prove a salada para corrigir o tempero. Deixe os sabores assentarem durante cerca de 30 minutos antes de servir. 



Obs.: Na Grécia, usam-se azeitonas inteiras na salada, mas talvez você prefira tirar os caroços usando um descaroçador.

Um comentário:

  1. Adoro esta salada. Vou experimentar fazer em casa no final de semana.
    Márcia Regina

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...