I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Sete alimentos que você deve evitar em sua geladeira



O consumo de alimentos não-saudáveis pela população está cada vez maior, devido à falta de tempo das pessoas e a praticidade no preparo dos mesmos. Além disso há a mídia, que veicula na TV e em impressos cada vez mais propagandas sobre estes alimentos. Quais seriam eles? Os alimentos industrializados, ricos em gorduras, sal e açúcar, e que são prejudiciais à nossa saúde. Gorduras e açúcar em excesso podem facilitar o ganho de peso, o aumento das taxas sanguíneas e o desenvolvimento de algumas doenças. O sódio pode predispor à hipertensão e retenção de líquido.

Você tem noção de quanto alimento não-saudável há na sua casa? Comece olhando a sua geladeira. Segue abaixo uma lista com os mais comumente encontrados e seus prejuízos:

Refrigerantes: se encontrados na versão “normal” possuem grande quantidade de açúcar, se na versão “light” ou “zero” apresentam alto teor de adoçantes artificiais, além do gás e outras substâncias químicas. Portanto, uma boa escolha seriam os sucos naturais de frutas, chás ou água de coco.

Sucos industrializados: da mesma forma que os refrigerantes, possuem muito açúcar na versão “normal” e muito adoçante na versão “light”, além dos conservantes. Como já citado acima, escolha opções mais naturais.

Alimentos prontos congeladospossuem alto teor de gordura e sódio. Procure preparar os alimentos com ingredientes naturais, que sua refeição será muito mais saborosa e terá uma quantidade significantemente menor de gordura e sódio.

Temperos prontos para saladas: muito práticos e saborosos, porém, também apresentam alto teor de sódio e gordura. Prepare em casa molhos à base de limão, azeite, sal light e ervas finas que sua salada ficará super saborosa.

Doces de frutas enlatadoscom alto teor de açúcar, podem ser substituídos por frutas in natura.

Maionese: possui alto teor de gorduras. A versão “light” pode ser uma escolha melhor.

Temperos prontos para comidas: ricos em sódio e gorduras. Dê preferência aos temperos naturais: alho, cebola e ervas finas.

A partir desta lista, dê uma olhada na geladeira e veja quanto produto nocivo à sua saúde você pode ter em casa. Lembre-se de dar sempre preferência aos produtos naturais, evitando sempre produtos em “caixinhas”. Desta forma, você garantirá a toda sua família uma alimentação mais saudável.


Texto escrito por Carol Sessa para o site Nordeste tudo tem.  Nutricionista especialista em Nutrição Humana e Saúde e em Terapia Nutricional, ela atua na área de nutrição clínica do "Espaço Terapêutico" em Vila Velha, Paraná.

Um comentário:

  1. Caixinha é mto pratico mesmo!! Mas como sou alergica a corantes e tenho tendencia a pressão arterial alta, estou seguindo suas dicas!! Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...