I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Especial: receitas para o almoço de Páscoa



Depois de uma semana alimentando-se quase que exclusivamente de pescados, finalmente chega o almoço de domingo, o ápice do feriado de Páscoa que reúne toda a família.

Separei então hoje para o Pérolas algumas sugestões de pratos principais que podem ser preparados para esta festiva ocasião, levando em consideração os símbolos da época: cabritos, cordeiros e coelhos. Detentores de carnes tenras e deliciosas, muitas vezes não são apreciados em todas as mesas brasileiras neste feriado. Ficam então, as sugestões.

Cabrito assado


Ingredientes
1 cabrito de 3kg
100 g de toucinho
5 colheres (sopa ) de manteiga de garrafa ( na falta, derreta 5 colheres de manteiga com sal);
sal e pimenta-malagueta
salsa e cebolinha.

Preparo
Limpe o cabrito, retirando as glândulas das pernas traseiras.
Esfregue com sal e pimenta triturada. 
Cubra o cabrito com fatias de toucinho, besunte com a manteiga e enrole em papel impermeável. Leve ao forno para assar. 
Quando estiver assado, retire o papel e deixe corar. 
Salpique salsa e cebolinha, regue com um pouco mais de manteiga e sirva com mandioca frita, abóbora cozida e arroz branco. 


Cordeiro assado com alho e tomilho


Ingredientes
1 pernil de cordeiro de 2kg
4 cabeças de alho
2 colheres (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de tomilho seco
1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco
1kg de legumes sortidos descascados (batata, cebola, pimentão, tomate, salsão…)
sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo
Amasse 2 cabeças de alho com mostarda, o tomilho, o sal e a pimenta-do-reino e espalhe sobre o pernil. Coloque o pernil em uma assadeira e regue com o vinho. Leve ao forno médio por 3 horas ou até que esteja totalmente assado. Se necessário, acrescente água aos poucos, no fundo da assadeira, para não ressecar. Cerca de 45 minutos antes de a carne ficar pronta, faça uma cama com legumes e o restante do alho partido ao meio para assar, justamente com o pernil. Se necessário, cubra com papel-alumínio para não ressecar a carne. Assim que as verduras estiverem macias, arrume-as em uma travessa com o alho e o pernil.

Coelho ao forno com batatas assadas


Ingredientes
1 dl de azeite
2 dl de vinho branco
3 dentes de alho
1 cebola
1 folha de louro
1 colher (café) de pimentão-doce
Sal e pimenta a gosto.
1 coelho
30 g de banha
750 g de batatas pequenas
Salsa picada a gosto.

Preparo
Misture o azeite, o vinho branco, os alhos picados, a cebola cortada em meias-luas, a folha de louro e o pimentão-doce e tempere com sal e pimenta. Arranje o coelho, corte-o em pedaços, tempere-os com a mistura anterior e deixe marinar durante uma hora. Ligue o forno a 180ºC. Disponha o coelho num tabuleiro com um pouco da marinada, junte a banha em pedacinhos e leve ao forno aproximadamente 10 minutos. Descasque as batatas, junte-as ao coelho e envolva-as bem no molho do tabuleiro. Retifique os temperos e leve novamente ao forno durante 30 minutos ou até que tudo fique assado. Vá acrescentando a marinada ao coelho durante a assadura. Retire cuidadosamente o tabuleiro do forno, deixe o coelho e as batatas arrefecerem um pouco e depois sirva-os polvilhados com salsa picada a gosto.


Coelho guisado com arroz


Ingredientes
2 cenouras
3 dentes de alho
1 tomate maduro
100 gramas de cogumelos secos
Um coelho
Caldo de legumes (você pode se preparar com uma cenoura, uma cebola, dois tomates, um pouco de pimenta e se quiser, um pedaço do coelho para dar-lhe gosto)
400 g de arroz
Azeite de oliva
Sal a gosto
Preparo
Em uma tigela indo para hidratar os cogumelos: deixá-las cobertas com água por 2 horas.
Se você deseja preparar-se o caldo (mais fácil e melhora bastante o sabor) está indo para colocar água para ferver com os legumes descascados. Enquanto o caldo está fervendo que nós vamos cortar o coelho. As melhores partes de ir para a reserva para o arroz, enquanto as sobras (ossos do pescoço, etc) é adicionada ao caldo. Ferva o caldo de duas horas.
Então, vamos começar a trabalhar com a panela (que pode ser feito de ferro ou barro para o seu gosto). Nós óleo dourado azeite e os pedaços de coelho selecionados acima. Depois de dourar todos os lados, reserve.
Na mesma frigideira, adicione um pouco de azeite e frite o alho picado com as cenouras, descascadas e cortadas em pedaços pequenos. Uma vez que o alho é dourado acrescentar o tomate ralado e misture um pouco. O molho deve ser muito ousado, então não se preocupe. Isso sim, se parece muito seca adicione um pouco de caldo e mexa até evaporar.
Em seguida, adicione o arroz para a panela. Em seguida, cubra com o caldo e adicione os cogumelos e hidratada. Por último adicione o coelho de ouro e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos até que o arroz está pronto.
Dica: Para calcular a quantidade de arroz e caldo necessário: 100 gramas de arroz por pessoa e o dobro do caldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...