I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Panificação (III)


Folar: pão da Páscoa de Portugal

A Páscoa vem chegando. Embora há muito eu não professe qualquer tipo de religião, é impossível, pelo menos em países onde o cristianismo impera, não ter que lidar com ela, uma hora ou outra, seja na hora de dar e receber artigos de chocolate de presente ou então de, inevitavelmente, estar na cozinha preparando algum prato da época. Portanto, pelo resto da semana aqui no blog, seguindo a sugestão de alguns amigos próximos, postarei algumas receitas especiais que podem ser feitas em casa para a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, ou no caso dos judeus, da libertação de seu povo do cativeiro egípcio.

Na área de panificação e em homenagem aos inúmeros cidadãos portugueses que visitam o blog, vamos hoje de folar. O folar é tradicionalmente o pão da Páscoa em Portugal. Em algumas receitas ele é encimado por um ovo cozido com casca. Particularmente no nordeste da região de Trás-os-Montes, em Chaves e Valpaços, o chamado folar de Chaves é confeccionado à base de massa de pão bem fofa, com levedo e recheada com carne de porco e vitela, presunto, lingüiça, lombo de coelho, carne de cabrito ou de frango, entre outros ingredientes possíveis.

Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo (massa)
1/3 xícara de manteiga (massa)
71/2 colheres de sopa de água morna (massa)
71/2 colheres de sopa de de água fria (massa)
31/2 colheres de sopa de azeite (massa)
1/2 colher de sopa de sal (massa)
6 unidades de ovos aquecidos na água morna (massa)
30 gramas de de fermento biológico seco (massa)
2 xícaras de presunto picado (recheio)
2 colheres de sopa de azeite (recheio)
200 gramas de de calabresa portuguesa cortada em rodelas (recheio)
2 unidades de dente de alho (recheio)
1 unidade de cebola media picada fininha (recheio)
1 unidade de gema (para pincelar)    

Preparo

Dissolva o sal na água fria e o fermento na morna e reserve. Numa panela, aqueça o azeite e a manteiga, ponha a farinha em uma vasilha grande, coloque o sal, o fermento, os ovos, o azeite e a manteiga. Com as pontas dos dedos misture bem .

Amasse até formar uma massa elástica, forme uma bola, polvilhe com farinha para soltar das mãos,unte uma vasilha com azeite, ponha a massa e deixe por 1 hora e 30 minutos.

Na frigideira, refogue o alho e a cebola no azeite. Ao dourar misture os demais ingredientes, mexa e reserve.

Ponha a massa sobre a mesa polvilhada com farinha. Abra-a em formato retangular, recheie e depois tampe-a, fechando bem as bordas.

Aqueça o forno em temperatura alta, pincele com a gema, ponha na forma e asse por 45 minutos. Em Portugal algumas pessoas costumam colocar um ovo inteiro, com casca e tudo em cima da massa e cobri-la com algumas tiras, levando-o para assar. Mas isso é opcional de quem prepara a receita.

Ótima degustação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...