I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sugestão para o jantar de sexta-feira


Strogonoff de frango

Ingredientes

1 kg de peito de frango sem pele e sem osso (filé de frango)
1 limão
250g de de cogumelos frescos ou em conserva
200ml de molho de tomate peneirado
1/2 xícara de creme de leite
1 cebola roxa
2 dentes de alho
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de maisena
1/4 xícara de água

Modo de fazer

Prepare o frango: 
Lave cada pedaço de frango em água corrente e fria se desejar. Com uma faca afiada, sobre uma tábua de corte, retire algum resto de gordura que tenha ficado nas pontas ou por debaixo. Corte os filés em pequenos cubinhos, coloque-os numa tigela e tempere com o sal, a pimenta e o suco do limão. Deixe pegando gosto por umas duas horas.

Prepare a cebola e o alho: 
Descasque a cebola, lave-a e corte-a bem pequenininho. Descasque os dentes de alho com uma faquinha ou use um descascador de alho. Esprema o alho com um espremedor ou corte bem pequeninho com uma faca.

Prepare a maisena e os cogumelos: 
Dilua completamente a maisena na água e reserve. Se usar cogumelos frescos, limpe-os com uma escovinha macia própria para legumes e se usar cogumelos em conserva escorra-os numa peneira. Depois corte-os em fatias e reserve. Os cogumelos frescos são maiores que os cogumelos em conserva, porém ao cozinhar diminuem de tamanho.

Prepare o strogonoff: 
Em uma panela grande ou frigideira funda com tampa coloque o óleo e deixe aquecer. Depois ponha a cebola e o alho e deixe dourar mexendo para não queimar. Quando estiver douradinho, junte o frango temperado e refogue. Deixe cozinhar com a panela tampada até que fique macio. Mexa de vez em quando para não grudar.
Depois acrescente os cogumelos cortados fininho e o molho de tomate, mexa e deixe cozinhar mais um pouco. Junte a maizena diluída e mexa até encorpar, ficar mais grosso. Só então junte o creme de leite e mexendo sempre sem deixar que ferva, misture-o homogeneamente. Sirva quente e acompanhado das sugestões acima.

Dica: 
A tampa da panela é importante, pois evita que os líquidos se evaporem muito rápido e que o frango fique ressecado.

Sugestões de acompanhamentos:
Arroz branco, batata palha e salada simples, de folhas e legumes.

Ótimo jantar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...