I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Curiosidades Gastronômicas (III)


- Na Roma Antiga, era costume quebrar a casca do ovos sobre o prato para evitar que os maus espíritos lá se escondessem. 

- A omelete foi criada por um homem vindo dos países do leste europeu. Consta que era o único cozinheiro disponível quando, na França, um rei bastante autoritário exigiu certo dia um prato original, rápido e saboroso. 

- Um ovo de avestruz corresponde a uma dúzia de ovos de galinha.

- As fatias de Tomar, doce típico português, necessitam de 24 gemas de ovo para serem confeccionadas. 

- Devido a uma crença de que os ovos avermelhados são melhores do que os brancos, na Turquia era hábito ferver os ovos em café para lhes dar sabor e cor. 

- Um ovo inteiro de 60g possui aproximadamente 6,5g de proteínas e 80 calorias. 

- A forma do macarrão tortellini foi inspirada no umbigo da deusa Vênus. 

- A maioria das massas é confeccionada com água e farinha sendo posteriormente enriquecida com outros ingredientes como gluten, ovos, espinafres, etc.

- O macarrão contém hidratos de carbono que possuêm grande valor dietético graças à fibra que contêm. Por isso mesmo, os pratos de massa contêm menos gorduras e até menos calorias que outros alimentos. Vamos comer mais massa então? Com molho pouco calórico, claro.

- Na Itália as massas são servidas como entrada, acompanhamento ou até mesmo como prato principal, existindo diversos molhos e recheios, massas para todos os gostos e também ocasiões. 

- Qualquer prato de massa pode ser acompanhado de vinho tinto ou branco. E combine seus pratos de massa com qualquer tipo de erva, como a salsa, o manjericão, o tomilho, orégano ou manjerona. Ficam uma delícia. 

- Uma parte do malte utilizado nas fábricas de cerveja é às vezes substituído por desperdício de arroz.

- É possível extrair do arroz um óleo idêntico ao extraído do amendoim.

- O arroz só passou a ser utilizado na gastronomia a partir do século XIX e faz parte da alimentação básica de mais de metade da população mundial.

-Cada bago de arroz é composto por 0,6% de gorduras, 7% de proteínas, 80% de hidratos de carbono e aproximadamente 12% de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...