I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sobremesas (IV)


Suspiros de Castanha do Pará e Flor de Laranjeira

Esta receita é para 12 suspiros bem grandes, ideais para este verão. Sirva-os com uma bola de sorbet de laranja ou até um sorvete de creme e você terá uma refeição memorável.

Ingredientes
600 gramas de açúcar
300 gramas de claras de ovos
2 colheres de chá de água de flor de laranjeira (eu uso 3 colheres)
80 gramas de castanhas do Pará picadas

Preparo
1. Pré-aqueça o forno a 200°C. num tabuleiro grande, forrado de papel-manteiga, espalhe o açúcar todo. Leve ao forno por 8 minutos ou até o açúcar ficar bem quente (100°C). As bordas do açúcar vão começar a derreter.
2. Enquanto o açúcar estiver no forno, ponha as claras na vasilha da batedeira. Quando o açúcar estiver quase pronto para ser retirado do forno, ligue a batedeira e em velocidade alta, comece a bater as claras em neve.
3. Bata as claras por 1 minuto e lentamente acrescente o açúcar quente. Quando tiver adicionado todo o açúcar, entorne a água de flor de laranjeira. E continue batendo por 10 minutos ou até o suspiro estar frio. Nesse ponto, as claras vão estar sedosas e firmes. Prove e acrescente mais água de flor de laranjeira se for preciso.
4. Reduza a temperatura do forno para 110° C. Forre 2 tabuleiros com papel manteiga. Para firmar o papel no tabuleiro, ponha uma pontinha de merengue nas pontas para grudar. Ponha as castanhas picadas num prato.
5. Com uma colher grande faça bolas enormes (do tamanho de uma maçã) de suspiro. Com ajuda de outra colher, empurre o suspiro para o prato de castanhas e gentilmente, role e metade do suspiro nas castanhas. Com cuidado, ponha-os no tabuleiro forrado. Faça um espaço entre cada suspiro pois eles crescem muito no forno.
6. Leve ao forno por 2 horas. Retire, e deixe esfriar. Os suspiros ficam perfeitos por vários dias se estiverem bem guardados em caixa fechados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...