I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Curiosidades Gastronômicas (VII)


"Você sabe o que é caviar?"

No Brasil, certamente muitas pessoas responderiam automaticamente à pergunta acima cantarolando a frase "Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar", por conta do sucesso musical de um cantor bem popular, que, de origens humildes, não esconde o fato de desconhecer completamente o prato.

Isso porque o caviar é um alimento e uma iguaria de luxo, presente nas mesas das pessoas mais abastadas do mundo. Consiste em ovas não-fertilizadas e salgadas de um peixe chamado esturjão, originário do Mar Cáspio. As ovas podem ser "frescas" (não-pasteurizadas) ou pasteurizadas, tendo estas muito menor valor gastronómico e monetário, segundo a Wikipédia.

Tradicionalmente a designação "caviar" é apenas utilizada para as ovas provenientes das espécies selvagens de esturjão, principalmente as do Mar Cáspio e seus afluentes, em regra oriundas da Rússia ou do Irã (caviar Beluga, Ossetra e Sevruga). Estas ovas, consoante a sua qualidade (sabor, tamanho, consistência e cor), atingem presentemente (Fevereiro de 2010) preços entre os 6.000€ e os 12.000€ o quilo no mercado europeu ocidental, estando associadas a ambientes gourmet e de alta cozinha (haute cuisine).
A designação "caviar" pode igualmente ser utilizada para ovas de outras espécies de esturjão selvagem ou para ovas de esturjões criados em aquacultura (das espécies do Cáspio ou outras).
Hoje, dependendo dos países e das legislações nacionais específicas, a designação "caviar" pode ainda ser utilizada para uma série variada de produtos de baixo preço substitutos ou sucedâneos de caviar, como as ovas de salmão, de truta, de lumpo, etc. 

Hoje, aqui no Pérolas, conheceremos, por meio de fotos, a jornada do caviar, das águas do Mar Báltico até a mesa, pronto para o consumo. Mas desde já advirto aos leitores do blog que algumas das cenas podem ser bastante fortes, especialmente a pessoas sensíveis, já que a manipulação dos peixes (que sempre termina no sacrifício dos mesmos) não é nenhum pouco ortodoxa em cuidados, sendo muitas vezes carregada de polêmicas entre órgãos de defesa dos direitos animais, que dizem que graças a essas práticas bárbaras, o esturjão está se extinguindo na natureza.

Então, fique à vontade para acompanhar as fotos, caso tenha curiosidade. Ou então, abstenha-se e veja outros posts do blog, menos chocantes.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...