I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pimenta para quem gosta


Molho caseiro


- 150 g de pimenta dedo de moça para iniciantes ou de pimenta habanero para os mais afoitos;
- 1 colher de sopa rasa de sal;
- 1 lata pequena de extrato de tomate;
- 3 folhas de louro;
- 4 cravos da índia;
- 4 colheres de sopa de azeite;
- 1 cebola;
- 1 cabeça de alho;
- 2 nozes moscadas raladas;
- 1 litro de vinagre de arroz.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e acrescente o vinagre aos poucos. Peneire e coloque em recipiente de vidro. Boa sorte...

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Panificação (VI)


Brioche


Ingredientes

6 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de chá) de sal
2 colheres (de sopa) de manteiga
1 colher (de sopa) de essência de baunilha
2 xícaras (de chá) de leite morno
45 gramas de fermento biológico fresco
25 cubos de doce à sua escolha: marmelada, goiabada, marrom glacê, etc.

Preparo

Preaqueça o forno em temperatura média.
Bata bem no liquidificador, os ovos, o leite, o sal, a manteiga, a baunilha e o fermento. Coloque a mistura em uma tigela e acrescente a farinha aos poucos e, amasse sovando até desgrudar das mãos. Reserve uma pequena porção da massa para decoração dos brioches. Divida a massa em 25 porções e deixe descansar por 20 minutos. Abra cada porção de massa e recheie com um cubo de doce, feche e modele em bolinha. Coloque os brioches em forminhas de empadas untadas e enfarinhadas. Em cima de cada brioche coloque uma bolinha utilizando a massa reservada. Pincele com gema diluida em água e deixe descansar por mais 10 minutos. Leve os brioches para assar por aproximadamente 35 minutos ou até que estejam dourados. Desenforme quando estiverem mornos.


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Receita (IX)


Risoto de camarão ao curry

Ingredientes

Molho

1 cebola;
Sal a gosto;
1 colher de azeite;
1 dente de alho;
2 tomates picados;
1,5 Kg de camarão (pequeno);
1 1/2 latas de molho de tomate;


Arroz

3 xícaras de arroz;
1 colher de sopa cheia de curry;
1 dente de alho;
1 cebola;
1 limão
1 xícara de café (a pequena) de leite de coco;
Sal, sasinha e cebolinha a gosto;
1 colher de sobremesa de manjericão;


Preparo

Primeiro retire os camarões da embalagem, passe na água para descongelar e deixa em uma vasilha.
Quando estiver preparando o molho retire-os da vasilha jogue a água fora, esprema um limão sobre os camarões polvilhe fondor, misture e deixe reservado, volte para o molho.


Pique a cebola e o alho e coloque na panela junto com o azeite, deixe fritar até dourar, depois coloque os tomates picados e o sal e deixe refogar um pouco, quando começar a secar coloque as latas de molho pronto de tomate e o manjericão, misture tudo e deixe ferver.
Escorra o camarão e coloque dentro do molho de tomate na panela.
Prove para ver se está faltando sal.

Deixe tudo fervendo até que o camarão esteja meio rosado ou esteja cozido.
Não cozinhe demais para não ficar borrachudo.

Enquanto o camarão cozinha, prepare o arroz.
Coloque a cebola o alho e o curry para fritar em uma panela com azeite, quando a cebola estiver bem douradinha coloque o arroz deixe fritar um pouco, coloque água suficiente para cozinhar o arroz e coloque sal a gosto.
O arroz tem que ficar soltinho não pode ficar papa.
Quando o molho e o arroz estiverem prontos, pegue um refratário e coloque todo o arroz, depois acrescente aos poucos o molho de camarão, caso tenha ficado bastante molho (isso pode acontecer quando o camarão estiver bem congelado), pegue o camarão com uma escumadeira, e coloque mais camarão do que molho, para não ficar com mais molho do que arroz.

Quando terminar, misture a salsinha, cebolinha e o leite de coco no risoto.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Carambola faz mal à saúde?


Em anos recentes, a carambola ganhou destaque não por seu aroma delicioso, sabor característico, beleza exótica, ou por suas qualidades nutricionais, mas sim pela sua proibição decretada por lei a todos os portadores de insuficiência renal seja em tratamento conservador ou dialítico.
O motivo é a presença de um composto neurotóxico (que atua no sistema nervoso) na fruta que provoca intoxicação a este grupo de pessoas.
lei 4152 passou a vigorar em março deste ano obriga a todos os estabelecimentos de saúde, além de bares, restaurantes e comércios de alimentos a afixarem em lugar visível um cartaz alertando o público em geral, principalmente os portadores da doença renal sobre a toxidade da fruta.
Também proíbe o consumo da mesma, em qualquer forma de preparo, por estes pacientes (sucos, com potas e etc.). O estabelecimento que não cumprir a lei estará sujeito a multa de R$500,00. O autor da lei baseou-se em estudos científicos.
Em 1996 a USP de Ribeirão Preto iniciou uma pesquisa e descobriu que a carambola possui uma toxina que atua no sistema nervoso, levando os pacientes renais a intoxicação comsintomas que variam desde crises de soluços, vômitos, convulsões, dentre outros e em casos mais avançados ou crônicos da insuficiência pode levar até a morte.
A carambola é um fruto de cor amarela ou esverdeada, de polpa macia, e pouco calórico, fonte de provitamina A (caroteno), vitamina C e rica também em potássio.
A intoxicação em pacientes renais acontece porque o rim não consegue exercer sua função de filtragem adequada do sangue, dessa forma a toxina bem como o potássio presentes na fruta ficam acumulados no organismo por não serem eliminados pela urina.
O excesso de potássio também não faz bem para o paciente renal e da mesma forma trazem conseqüências. Entre os sintomas do excesso de potássio citam-se: cefaléia, distúrbios cerebrais de consciência e cognitivos (conhecimentos), convulsões, arritmias cardíacas, dentre outros. No caso específico da toxina, esta se concentra no sangue, atinge os neurônios e provoca os sintomas já mencionados. Dessa forma há a necessidade de se realizar a hemodiálise para purificar o sangue.
Outra curiosidade que esta fruta possui é que dentre as suas variedades, as maiores e mais coloridas têm menos toxina, já as mais ácidas têm mais toxina e não bicham. Isto porque, esta segunda espécie, utiliza-se da própria toxina para defender sua árvore e seus frutos do ataque das moscas e insetos, funcionando como um inseticida biológico natural.
Vale ressaltar que a carambola só faz mal as pessoas que tenham insuficiência renal, lembrando que portadores de diabetes e hipertensão arterial, que por ventura apresentem lesão renal, também devem evitá-la para não sobrecarregar os rins.
Naturalmente, esta e outras advertências têm sido realizadas por médicos e nutricionistas a seus pacientes nos consultórios, mas sempre é válida ações dessa natureza que visam a prevenção, a saúde e o bem estar da população.

Texto de autoria desconhecida. Recebi por e-mail

terça-feira, 8 de novembro de 2011

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Reaproveitamento alimentar (III)


Torta de Arroz

Que tal preparar uma torta deliciosa usando sobras de arroz? O recheio pode ser o de sua preferência, e se quiser, o arroz integral pode ser utilizado para deixar a receita mais saudável ainda.

Ingredientes


Massa

4 xícaras de arroz cozido
1 xícara de iogurte natural
4 ovos
Sal e noz moscada a gosto (se preferir acrescente 1/4 de cebola para dar um sabor especial à massa)


Recheio

500g de carne moída
1/2 xícara de extrato de tomate
Alho e cebola à gosto
Sal e pimenta do reino à gosto
Azeite para refogar

Modo de fazer

Bata os ingredientes da massa no liquidificador. 

Tempere a carne moída com sal e pimenta. Refoque o alho e a cebola no azeite, junte o extrato de tomate e deixe cozinhando em fogo baixo por 20 minutos. Acerte os temperos e reserve.

Em uma assadeira média untada e enfarinhada, coloque metade da massa, distribua o recheio e cubra com o restante da massa. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180º até estar firme no centro.


Dica: congele as sobras de arroz, assim você não precisa ter pressa para reaproveitá-las.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Aperitivos e Entradas (II)


Falso Sushi


Ingredientes

Pão de forma sem casca;
Maionese ou requeijão (à sua escolha);
Gergelim branco e preto
Recheio a seu gosto

Sugestões de recheio


- Kani, Manga, Pepino e Maionese.
- Atum Sólido, Patê de Atum, Tomate e Azeitona.
- Presunto, Queijo, Patê 4 Queijos e Tomate.
- Caponata de Berinjela, Cenoura e Uva Passa. 
- Mussarela de Búfala, Rúcula, Tomate Seco e Maionese.
- Salmão, Mussarela de Búfala, Alcaparras e Maionese.
- Presunto Cru, Queijo Estepe, Tomate e Patê 4 Queijos.
- Lombo Canadense, Queijo Estepe, Maionese e Tomate.
- Lombo Condimentado, Queijo Gouda, Tomate Seco e Maionese.
- Salame Hamburguês, Queijo Prato, Tomate e Maionese.
- Peito de Peru Light, Queijo Minas, Rúcula e Maionese Light.
- Peito de Chester, Queijo Prato Light, Tomate e Maionese Light.
- Blanquet, Mussarela Light, Agrião e Maionese Light.
- Pastrami, Mussarela de Búfala, Rúcula e Ervas com Mostarda.
- Frango, Uvas Passas, Cenoura Ralada e Maionese.


Preparo

Passe o rolo de macarrão na fatia de pão, para deixá-la mais fininha. Coloque o recheio a seu gosto no centro do pão, no sentido do comprimento e enrole como rocambole. Corte em pedaços de 3 a 4cm. Passe uma fina camada de maionese ou requeijão por fora e depois pela mistura dos dois tipos de gergelim. Por fim, organize-os em uma bandeja.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...