I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Aromatizando azeite de oliva



O Pérolas da Degustação traz hoje uma bela e deliciosa maneira de aproveitar todos os benefícios do azeite de oliva: aromatizá-lo! Uma técnica que aguça a criatividade de qualquer gourmet!
Estes azeites, usados com sabedoria, tranformam um prato simples em uma refeição inesquecível! São utilizados como molho, finalização de pratos e decoração e podem ser processados com  o ingrediente de sabor (principalmente os usados em decorações) ou não. Normalmente, costuma-se aquecer levemente o azeite junto ao agente aromático.
Para guardar você terá que esterilizar bem os potes que usará! Para isto, ferva-os e deixe escorrer bem. As ervas usadas devem ser lavadas e secas ao extremo. O azeite não deve conter umidade.
O chef Orlando Baumel, do site Oba Gastronomia (www.obagastronomia.com.br), um mestre na arte de aromatização de azeites, recomenda três formas distintas de se fazê-lo: uma variação do azeite provençal; azeite de alho, tomilho e salsão e azeite de pimentas.
Para o primeiro, usa-se tomilho, alecrim, manjericão (em substituição a manjerona, característica do azeite provençal) e zester (raspas) de laranja. Aqueça levemente todos os ingredientes e passe-os para o vidro.
No segundo, descasque o alho e o ferva por 5 minutos. Aqueça uma panela pequena e toste-o ligeiramente. Junte o tomilho e o louro, aqueça a mistura brevemente e coloque no pote. E aqui uma preciosa dica: deixe o tomilho secar e processe com louro (sem o talo central) e sal. Você terá um dos melhores sais temperados que conheço!
O terceiro é um azeite de pimentas, muito bom para ser usado em carnes. Use pimentas branca em grãos; preta em grãos; Jamaica em grãos; rosa em grãos e pimenta calabresa. Quebre-as um pouco e aqueça com o azeite. Passe para o recipiente. Feito corretamente, durará 2 meses em geladeira. Apesar de não haver proporções nesta receita, use seu bom senso na dosagem. Aconselha-se usar ervas mais fortes em menor quantidade e as mais suaves em maior.
Para dar um realce em seus pratos (além de acrescentar um sabor incrível), processe o azeite com o ingrediente escolhido. Um de meus favoritos é o de hortelã e manjericão. Fica uma cor incrível e um sabor indescritível
Então, fica a sugestão blog. Use a imaginação e crie novos sabores para dar um toque a mais em seus pratos. Que tal um azeite de baunilha, usando a fava? Ou um de tomate seco? Ou quem sabe um de pistaches?
Lembrando que o azeite de oliva é ultra recomendado para pessoas que possuem problemas cardíacos e circulatórios. Leia mais a respeito no link abaixo, uma postagem anterior do blog. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...