I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

FÉRIAS!


A partir de hoje o blog entra em recesso. Abril estarei de volta com muitas novidades. Até lá, reveja tudo o que aconteceu por aqui em 2010.

Neste intervalo de tempo, tenha um ano estupendo! Até a volta e tudo de bom! Obrigado por prestigiar o blog!

Um forte abraço,

Marcelo Abreu

Mensagem (I)


FELIZ OLHAR NOVO!



O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história.

O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o aqui e o agora.

Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais...

Mas, pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?

Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho? Quero viver bem.

O ano que passou foi um ano cheio.

Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões. Normal.

Às vezes se espera demais das pessoas. Normal.

A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que machucou. Normal.

O próximo ano não vai ser diferente.

Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí? Fazer o quê? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?

O que eu desejo para todos nós é sabedoria!

E que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência!

Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado. Ele passou na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim...

Entender o amigo que não merece nossa melhor parte. Se ele decepcionou, passe-o para a categoria três, a dos colegas. Ou mude de classe, transforme-o em conhecido. Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém.

O nosso desejo não se realizou? Beleza, não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa pra esse momento (me lembro sempre de um lance que eu adoro: CUIDADO COM SEUS DESEJOS, ELES PODEM SE TORNAR REALIDADE).

Chorar de dor, de solidão, de tristeza faz parte do ser humano. Não adianta lutar contra isso. Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes.

Desejo para todo mundo esse olhar especial.

O próximo ano pode ser um ano especial, muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar.Somos egoístas, mas podemos entender o outro.

O próximo ano pode ser o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular ou...

Pode ser puro orgulho!

Depende de mim, de você!

Pode ser.

E que seja!

Feliz olhar novo!

[Desconheço o autor]

Lentilhas e simpatias


Finalmente estamos em 31 de dezembro, derradeiro dia do ano. E muitas são as superstições das pessoas com este dia. Por isso, fazem simpatias para captar sorte e boas energias. Algumas delas envolvem até comida, já que a fartura à mesa é uma das metas primordiais para um novo ano.

Hoje no blog teremos uma receita muito popular para o dia de hoje: a Sopa de Lentilhas. Acredita-se que comer lentilha traz sorte, pois, como é um alimento que cresce, faz a pessoa crescer também. Mas antes de irmos até nossa sopa, que tal conhecermos algumas simpatias e superstições de Ano Novo?

Uma das simpatias mais comuns para atrair dinheiro é a da romã. Chupe sete sementes na noite de Réveillon, embrulhe todas num papel e guarde o pacote feito na carteira para ter dinheiro o ano inteiro;

O consumo de aves, como o peru e o frango, e o de caranguejo não é indicado na ceia de Ano Novo. Como esses animais ciscam ou andam para trás, acredita-se que quem comê-los regride na vida;

Guarde uma folha de louro na carteira durante o ano inteiro para ter sorte;

Coma três uvas à meia-noite, fazendo um pedido para cada uma delas;

Jogue moedas da rua para dentro de casa para atrair riqueza;

Dê três pulinhos com uma taça de champanhe na mão, sem derramar nenhuma gota, e jogue todo o champanhe para trás para deixar tudo o que for ruim no passado;

Passe as 12 badaladas em cima de uma cadeira ou banquinho e depois desça com o pé direito;

Pule num pé só (o direito), à meia-noite, para atrair coisas boas;

Não passe a virada do ano de bolsos vazios para não continuar o ano inteiro com eles vazios;

Coloque uma nota no sapato para chamar dinheiro;

No dia 31, faça uma boa limpeza na casa, varrendo-a de trás para frente. Coloque para fora todo lixo, objetos quebrados e lâmpadas queimadas. Não guarde as roupas do avesso;

Para evitar energias ruins, muitas pessoas lavam os batentes das portas com sal grosso e água e borrifam água benta nos quatro cantos da casa;

Na primeira noite do ano, use lençóis limpos;

À meia-noite, para ter sorte no amor, cumprimente em primeiro lugar uma pessoa do sexo oposto;

Quem pretende viajar bastante no ano que se aproxima, deve pegar uma mala vazia e dar uma volta dentro de casa;

Abra as portas e janelas da casa e deixe as luzes acesas;

O primeiro negócio do ano nunca deve ser fiado nem com pessoa pobre.

Pitoresco, não? Se é verídico ou não, eu não faço idéia. Mas tentarei algumas, não custa nada. Só sei que a Sopa de Lentilhas eu não deixarei passar. Desfrute-a também!

Ingredientes
1/2 quilo de lentilha
3 litros de água
2 cebolas médias
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal a gosto
1 colher de chá de coentro em sementes
2 batatas grandes
1 limão

Preparo
Deixar a lentilha de molho na água durante 1 hora. Cozinhar até amaciar. Refogar a cebola e o alho picados no azeite e acrescentar à lentilha, juntamente com o sal, o coentro e as batatas picadas. Quando a batata estiver macia, servir a sopa regada com o suco de limão.

Feliz 2011!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sobremesas (VII)


Especial de Ano Novo

Hoje aqui no blog trago aos meus seguidores e leitores anônimos uma seleção de três sobremesas que podem ser saboreadas após seu lauto jantar de Réveillon com amigos e família. São receitas para todos os gostos e níveis. Portanto, usufrua daquela que achar mais apropriada.

A primeira delas e mais simples são as Uvas Cobertas. Em alguns lugares do Brasil, especialmente o sul, onde a fruta é cultivada em abubdância, as pessoas têm o costume de comer uvas para coletar no ato o total de 12 sementes, cada uma representando os 12 meses do novo ano. Separam-nas cuidadosamente após a deglutição da polpa e guardam as  sementes em lugar seguro, certamente num saquinho especial que se tornará então um poderoso amuleto a ser usado pelo supersticioso em questão.  Mas, se vamos realmente  comer uvas, é necessário então que elas tenham mais sabor e glamour. Portanto, observe, anote ou imprima a receita das uvas e faça-as em casa, se seu propósito for entrar no novo ano fazendo simpatias para sorte e prosperidade.


Ingredientes:
  • 1 kg e uva Itália lavada
  • 4 latas de leite condensado
  • 4 colheres de margarina
  • 1/2 xícara de leite
  • 8 gemas
  • 1 pitada de sal
Modo de Preparo:
  1. Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo (menos a uva) até desprender da panela.
  2. Deixe esfriar, abra uma bolinha na mão e cobre-se a uva de preferência a Itália ou Moscatel.
  3. Depois de cobrir a uva passe no açúcar cristal. E se quiser deixar ainda mais gostoso, há ainda a dica de cobrir as uvas com mais uma camada, feita com o chocolate de sua preferência.

Nossa próxima receita é bem criativa e surgiu nas camadas populares do Brasil. Vocês conhecem o Bis, aquele chocolate da Lacta que é feito com wafer e que vem em embalagem com diversas unidades? Com eles se pode fazer uma torta bem deliciosa e até esteticamente apresentável, a conhecida Torta de Bis. Que tal prepará-la e tirar suas próprias conclusões?


Ingredientes básicos
·         1 pacote de bolacha tipo Maria
·         1 caixa de bis preto
·         1 caixa de bis branco

Ingredientes do creme escuro
·         1 lata de leite condensado
·         1 caixinha de creme de leite
·         1 barra de chocolate meio amargo (180-200gr)
·         meio envelope de gelatina sem sabor incolor

Ingredientes do creme branco
·         1 lata de leite condensado
·         1 caixinha de creme de leite
·         1 barra de chocolate branco
·         meio envelope de gelatina sem sabor incolor

Crocante de castanhas
·         100 gr de castanhas picadas
·         5 colheres de sopa de açúcar

Preparo
Em uma forma de aro removível, coloque nas laterais o bis intercalando as cores. Molhe rapidamente a bolacha Maria no leite e faça o fundo da torta (coloque duas camadas de bolacha).
Para o creme escuro: hidrate e dissolva a gelatina conforme a instrução da embalagem e reserve. Derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria, acrescente o leite condensado, o creme de leite misturando bem. Acrescente a gelatina e misture mais uma vez.
Não é preciso liquidificador, misture nas mãos. Reserve na geladeira e deixe endurecer um pouco para ficar mais fácil de montar, mas não deixe tempo demais. Faça o mesmo procedimento com o creme de chocolate branco.
Coloque as castanhas e o açúcar numa panela fogo baixo mexendo sempre até o açúcar derreter, desligue o fogo e mexa mais para ficar soltinho.
Montagem
Na forma que você já colocou o bis e a bolacha Maria, coloqueo creme de chocolate escuro, uma camada de bolacha umedecida no leite, as castanhas,  o creme branco e decore a gosto. Não ultrapasse a altura do bis. Leve ao congelador Retire minutos antes de servir e desenforme com cuidado.
Finalmente, encerrando hoje o ciclo de sobremesas, temos uma mais sofisticada. Trata-se da Taça de Noite de Gala, que leva ingredientes diversos que simbolizam fartura para o ano inteiro. Provar desta iguaria, é não passar fome no novo ano, dizem algumas pessoas. Pronto(a) para conhecê-la? Vamos lá!


 Ingredientes básicos
300g de merengues
500g de morangos
500g de nata gelada
3/4 de xícara de leite bem gelado
5 colheres (sopa) de açúcar

Doce de ovos
5 gemas peneiradas
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de essência de baunilha

Crocante de castanhas
1/2 xícara de castanha-do-pará moída
1/2 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de conhaque

Calda de chocolate
1 xícara de leite
1 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (chá) de manteiga
1 colher (sopa) de licor de chocolate ou amarula

Modo de fazer

Bata a nata, o leite e o açúcar até o ponto de chantilly. Reserve.
Para o doce de ovos, bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção da essência de baunilha. Leve ao fogo, mexendo até engrossar. Retire, junte a essência e reserve.
Para o crocante, coloque os ingredientes em uma frigideira, mexendo até formar uma farofa. Reserve.
Para a calda de chocolate, coloque os ingredientes em uma panela, com exceção do licor.
Leve ao fogo e deixe ferver por 15min em fogo baixo.
Retire e junte o licor.

Montagem
1. Coloque o chantilly no fundo de uma taça.
2. Por cima, distribua merengues quebrados.
3. Ponha uma camada de crocantes e um pouco de doce de ovos.
4. Por cima, coloque os morangos.
5. Repita a camada até o final, sendo a última de chantilly.
6. Decore com morangos e merengues.

Feliz Ano Novo!

Crédito das Receitas:  Uvas Cobertas (Marcelo Abreu), 
Torta de Bis (Blog da Rachel) e Taça de Noite de Gala (Bete Duarte)

Verão também é tempo de sorvete!


No calor do verão, nada melhor que um sorvete geladinho para refrescar e dar sabor à vida, né? Seja picolé, sorvete de massa, na casquinha, copinho, cestinha, de vários sabores e formas, todos concordam com uma coisa: sorvete é delicioso.

Mas você sabe qual é a origem do sorvete?


Existem várias teorias sobre o surgimento do sorvete, uma delas é que foi originado nas montanhas da China, há mais de mil anos. O italiano Marco Pólo trouxe para Veneza as receitas que aprendeu no extremo oriente, depois disso o sorvete alastrou-se pela Europa.


Chegou ao Brasil por volta de 1834, através um navio norte-americano carregado com toneladas de gelo, onde dois comerciantes do Rio de Janeiro compraram e iniciaram a fabricação. Foi uma ótima idéia!


Em um país como o nosso, tropical, com muitas frutas típicas, foi o que bastou para esta delícia ser sucesso em todos os lugares.


O sorvete é feito a partir da mistura de água ou leite, açúcar, gordura, suco de fruta ou aroma de fruta, emulsificante, espessante, entre outros aditivos. Pode ser feito de várias maneiras, tudo depende do tipo de fabricação. É possível acrescentar diversos ingredientes e obter maravilhosos sabores.


Benefícios


O sorvete é um alimento nutritivo, fonte de proteína, carboidrato e lipídeo. Em sua composição podemos encontrar também o mineral cálcio, devido a presença do leite. O cálcio é importante na formação e manutenção de ossos e dentes e apresenta demais funções em nosso organismo. Também podemos citar a presença de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K e algumas do complexo B.


Gordura Trans


Como tudo tem o lado bom e o lado ruim, com o sorvete não poderia ser diferente. Apesar dos benefícios que citamos, o sorvete é rico em gordura, é ela que dá ao sorvete a textura macia.


Dependendo do tipo de fabricação, encontramos a gordura trans (gordura obtida através do processo de hidrogenação). Esta gordura em excesso é prejudicial à saúde, pois além de diminuir o colesterol bom (HDL), aumenta o colesterol ruim (LDL), que colabora com o aumento de doenças cardiovasculares. Por isso, fique atento com a quantidade de gordura trans presente nos sorvetes.


Opções disponíveis no mercado


Hoje encontramos a nossa disposição várias opções de sorvetes, de diversos sabores, cabe a nós fazer a melhor escolha.


Temos a versão diet, destinada aos diabéticos, que é isenta de açúcar. O que muitas pessoas não sabem é que a quantidade de gordura pode ser ainda maior que na versão normal, por isso aqueles que desejam apenas emagrecer leiam a informação nutricional da embalagem com atenção.


A versão light é uma boa opção para quem deseja eliminar uns quilinhos, pois tem menos calorias, apesar de ser um pouco mais cara.


Para aqueles que desejam emagrecer e que não conseguem deixar de comer um docinho, o sorvete pode ser uma ótima opção, basta fazer a escolha certa. Prefira o picolé de fruta, que é rico em água, além de ter menos calorias. Um picolé de fruta tem em torno de 60kcal.


Evite os de chocolate, creme, doce de leite e aqueles que têm oleaginosas (castanhas, avelãs, nozes, amendoim, amêndoas). Um picolé ou mesmo uma porção de sorvete de massa crocante pode ter até 250 kcal.


Muito cuidado com as tentações que encontramos nas sorveterias, me refiro às coberturas, caldas, granulados, farofa doce, confeitos, marshmallow, enfim, milhares de guloseimas que tornam o seu sorvete muito calórico.


Neste verão saboreie esta delícia, mas se deseja manter o corpo em forma, faça escolhas saudáveis e não esqueça da dica de sempre, consuma com moderação, ok?


Texto de Roberta dos Santos Silva 

Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Dicas preciosas para tomar cerveja no Verão


O brasileiro é fã de cerveja por excelência. E como tudo que desperta paixões, a bebida dá pano para manga em discussões sobre o que é certo ou errado a respeito do consumo. Entre os dilemas mais frequentes estão aqueles relacionados à temperatura ideal, que divide opiniões entre consumidores e público gourmet. O site iG Comida propôs a mestres cervejeiros e especialistas no assunto que nos ajudassem a responder dúvidas e mitos sobre a cerveja. Tudo para que o leitor beba melhor – ou ao menos, tenha mais argumento para debater na mesa do bar.

Gourmets e fãs de cervejas especiais afirmam que a bebida, quando servida em baixíssima temperatura, perde sabor e aroma. Por outro lado, grande parcela da população, consumidora das pilsens comuns, prefere a garrafa “trincando” de gelada. Difícil é dizer quem está correto. Como a forma de consumo é um hábito – e um prazer – o certo mesmo é fazer o que lhe agrada. 
Cássio Piccolo, proprietário do bar Frangó, em São Paulo, pensa assim: “Não sou xiita em relação à temperatura. Acho que tudo depende da ocasião e onde você vai consumir. Uma coisa é beber em um ambiente com ar-condicionado, outra é numa praia, sob o sol”, pondera. De qualquer forma, é bom saber que mesmo as pilsens, as cervejas que devem ser consumidas mais geladas, começam a perder sabor quando estão abaixo de 4º C. “Tudo que é excessivamente gelado ou quente amortece as papilas gustativas e influencia no sabor”, explica Cássio, que prefere tomar cervejas encorpadas, como as trapistas, somente refrescadas, a cerca de 14º C, “como se faz com os vinhos”.


Preferências à parte, é bom saber artifícios para gelar o mais rápido possível qualquer tipo de cerveja. A dica serve para salvar quem não tem bebida gelada à mão (e quer beber), ou para aquela festa em que todo mundo leva uma caixa – sempre quente, obviamente – e a rotatividade de bebida é grande.
Freezer, freezer com a lata molhada, gelo, gelo com sal, gelo com álcool. São muitas as formas “infalíveis” de gelar rapidamente latinhas e long necks, mas qual é a mais eficiente?
Para o engenheiro químico Sidney dos Santos, trata-se apenas de combinar dois fatores: temperatura baixa e superfície de contato. “Colocar no freezer realmente é a forma de atingir a temperatura mais baixa possível, mas é mais demorado, porque o ar não é um bom condutor de temperatura. A forma mais rápida é colocar bastante gelo e água, para que ela envolva toda a embalagem da bebida e esfrie o líquido rapidamente”, explica. Mas ele alerta: dessa forma é impossível deixar a bebida mais gelada que 0º C grau. “Abaixo disso, também começaria a congelar”. E o sal? “O sal, assim como o álcool, junto com água e gelo, deixam a temperatura ainda mais baixa, tornando bem mais rápido o processo de gelar a cerveja", completa.
E o que dizer daquelas geladeiras em bares com termostato marcando 3º ou 4º C negativos? “Não se pode esquecer que aquelas geladeiras são abertas o tempo todo e há muita reposição de vasilhames. Se as bebidas ficassem lá direto, com a porta fechada, iriam congelar”, explica Cássio. Segundo a Larousse da Cerveja, a bebida congela a -2,5º C.

3. A escolha do copo é importante?
Independente do tipo da cerveja, é importante que o copo seja, ante de tudo, incolor e transparente. Só assim é possível observar a coloração e a formação de espuma da bebida. O formato também faz diferença de acordo com o tipo da cerveja e, se bem escolhido, tende a potencializar suas características. “Não é um detalhe cosmético, faz uma enorme diferença. Do mesmo jeito que existem taças adequadas para cada vinho, com a cerveja ocorre o mesmo”, explica Cássio. Apesar de existirem modelos ideais para cada rótulo – não à toa as marcas desenvolvem e vendem tipos apropriados para seus produtos – algumas regras gerais podem ser seguidas: 

- cervejas leves podem ser bebidas em copos tipo tulipa ou em taças com “pezinho” -- ele impede que o calor da mão esquente o líquido.
- os exemplares mais aromáticos devem ser degustados em copos com bojo largo, que favorecem o desenvolvimento dos aromas.
- os rótulos weiss (feitos com trigo) têm alta carbonatação, grande formação de espuma e um fermento que fica no fundo da garrafa e que deve ser misturado à cerveja. Por isso, ser faz necessário usar um daqueles copos compridos e mais largos no topo, que comportam 500 mililitros, chamados de weizen.
- os populares copos americanos são úteis para beber cervejas leves bem geladas. Como é pequeno, o consumo do líquido é rápido e não dá tempo da bebida esquentar, mesmo com o calor das mãos.
- as de tipo champenoise, feitas com um método de fermentação semelhante ao do champanhe, devem ser bebidas nas taças indicadas para esta bebida, do tipo flûte.
“Uma premissa da cerveja é que quanto mais jovem ela for consumida, melhor. Então, armazenar não é aconselhado”, orienta Luciano Horn, mestre cervejeiro da Ambev. De qualquer forma, para guardar garrafas e latas, o melhor é mesmo a geladeira, ou, ao menos, um ambiente fresco e protegido do sol. 

Muitos consumidores preferem a “cerveja de garrafa”. Mas a verdade é que não há nenhuma diferença entre este produto e o embalado em latinhas. “O processo de produção da bebida é igual. O que existe é uma pequena diferença de resistência da garrafa, que acaba retendo mais gás carbônico, mas isso é imperceptível ao paladar”, diz Luciano.

De preferência, em pé. Porque você tem um pouco de ar residual na garrafa e o oxigênio é prejudicial à cerveja, pois causa o envelhecimento do líquido. “A garrafa em pé diminui o contato com o ar. Mas a maioria das cervejarias hoje trabalham com o mínimo de oxigênio residual – diminuindo a diferença entre uma e outra posição para armazenar e gelar.

Para começar, é indispensável que os copos estejam limpos e secos. O ideal é seguir uma linha para guiar a degustação: cervejas diferentes de um mesmo fabricante ou cervejas do mesmo estilo, mas de fabricantes diferentes. Escolhidos os rótulos, é indicado começar com as mais leves primeiro, partindo para as mais encorpadas e alcoólicas. Para aguçar os sentidos, é aconselhável que os participantes não tenham consumido bebidas alcoólicas no mesmo dia. Para perceber as características de cada bebida, é essencial que elas sejam servidas na temperatura adequada. 

Definitivamente, as do tipo larger, em especial as pilsens. E, vale lembrar, elas não se restringem às marcas populares – uma pilsen da República Tcheca, mais amarga, pode ser muito refrescante. Mas há outras opções. "Acho as bières blanches da Bélgica [feitas de trigo] excelentes pedidas para o calor. As cervejas de trigo da Alemanha também são bem refrescantes e as lambic com frutas também podem ser boa opção de aperitivo em dias quentes”, sugere Cássio. 

9. Existe drinque com cerveja? 
São poucos, mas existem. No México, a michelada é muito popular. Consiste de limão, um pouco de sal, cubos de gelo, cerveja pilsen e pimenta chilli em pó na borda do copo. Há variações da bebida em outros pontos da América Latina, que pode levar suco de tomate e outros temperos. Nos EUA também é possível encontrar variações de margaritas feitas com cerveja, assim como no Brasil alguns bares já se arriscaram a oferecer caipirinha de cerveja – o resultado é um refresco de cevada, com sabor diluído e “temperado” pelo limão. 

Três efeitos indesejáveis na cerveja podem resultar numa bebida alterada, chamada popularmente de “choca”: a) perda de gás carbônico, por conta de algum defeito na tampa ou pelo “esquenta-esfria” da garrafa, que faz a tampa se contrair e expandir – e, consequentemente, escapar o gás; b) cerveja “velha” ou mal transportada ou armazenada e que perdeu suas características ideais; c) coagulação da proteína da cerveja – de novo por causa do processo de “esquenta-esfria” feito algumas vezes. Nesse caso, a bebida não tem sabor alterado, mas seu aspecto fica comprometido, levemente leitoso, num efeito chamado de turbidez.

Bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.

Texto de Marina Fuentes, especial para o iG São Paulo, 
publicado originalmente em 10/12/2010.

Frase (VII)


"A realidade é dura, mas ainda é o único lugar onde se 
pode comer um bom bife..."


[Woody Allen, cineasta americano]

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pedido especial (III)


Salpicão de atum (light)


Uma amiga minha, Regina Suely, que mora em Fortaleza, não se cansa de elogiar meu blog. Mas, ultimamente andou puxando minhas orelhas pedindo que eu postasse por aqui receitas menos pesadas, que não comprometessem tanto a sua silhueta. Como seu pedido é uma ordem, hoje compartilho com ela e com vocês uma receita de salpicão bem levinha, ideal para os fins de semana onde queremos fugir da dieta sem ficar com tanto peso na consciência. Vamos a ela, então? Imprimam, anotem e façam em casa.

Tempo de Preparo
40 minutos

Rendimento
4 porções

Total de Calorias
158 por porção


Ingredientes

Para o Salpicão: 2 batatas em cubinhos; 2 cenouras em cubinhos; 1 xícara (chá) de vagem picada; 1 lata de atum na água; 1 vidro de 200g de palmito; 1/2 lata de ervilhas; sal a gosto; 1 colher (sopa) de cebola ralada; salsinha, aspargos e pimentão vermelho p/ decorar. 

Para o Molho: 1/2 pote de iogurte natural desnatado; 2 colheres (sopa) de leite desnatado; 1 colher (chá) de limão; 1 colher (sobrem.) de molho inglês; 1 colher (sopa) de maionese light.

Preparo

Salpicão: cozinhe a batata, a cenoura e a vagem. Deixe esfriar e junte aos outros ingredientes. Tempere com o sal e a cebola. 

Molho: misture os ingredientes do molho e acrescente o salpicão. Coloque em uma travessa rasa e enfeite com o pimentão, os aspargos e a salsa.


Etiqueta (III)


Dicas de como se comportar nas festas de fim de ano

É comum as pessoas não resistirem às tentações nas festas de fim de ano e extrapolarem, porém, dias depois, alguns se arrependem pelos "pecados" cometidos. Que tal fazer diferente este ano?

Veja abaixo 16 dicas de como se comportar diante de tantas delícias e assim manter um corpo saudável e em forma.


1. Faça primeiramente o planejamento de seu cardápio, escolha preparações leves e sem muita gordura, em seguida faça uma lista de compras. Com esta atitude, você não sairá pegando tudo o que encontrar no supermercado.


2. Entre as opções de carnes, prefira os assados ou grelhados e retire a pele. Opte pelas carnes magras, como peru ou outras aves ou até peixe assado. Tender e pernil são carnes que contém mais gordura e colesterol.


3. Faça todas as refeições do dia. Se você ficar muito tempo sem comer ficará com fome na hora da ceia e aí o abuso é inevitável. Não deixe de se alimentar durante o dia, pensando em extrapolar na ceia.


4. Não belisque os alimentos ou beba drinks enquanto prepara a ceia, pois serão calorias a mais.


5. Beba bastante líquido durante o dia, assim você estará se hidratando.


6. Na hora da ceia, em primeiro lugar faça um prato de salada. Coma à vontade. As fibras das hortaliças trazem saciedade.


7. Não repita a refeição. Um prato que contém verduras, legumes, cereais, carnes, é suficiente.


8. Se você é uma daquelas pessoas que não abre mão de comer uma carne mais gordurosa (tender, leitão, pernil), o ideal é combinar o prato com acompanhamentos menos gordurosos como arroz com legumes, salpicão light, batatas cozidas ou assadas, saladas cruas, legumes cozidos. Evite combinar carnes gordas com maionese, farofa de ovos ou miúdos, torta de massa podre, para que o seu prato não fique ainda mais calórico.


9. Evite os molhos à base de maionese, dê preferência para os feitos com iogurte, limão ou os chutney (molhos à base de frutas).


10. Abuse dos temperos naturais: ervas aromáticas, cebola, alho, tomate, pimentão, pimenta.


11. Cuidado com as frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs) como aperitivo ou acrescentadas em preparações, pois fornecem muitas calorias, apesar de conterem nutrientes funcionais em sua composição.


12. Prefira as frutas frescas, da época, fresquinhas e docinhas, são uma delícia! Entre as frutas secas, o damasco é a fruta menos calórica.


13. As sobremesas! Isso não pode faltar, não é mesmo? Pode consumir sim, desde que faça a escolha certa e sempre com moderação. Se você optou pelas carnes gordas, vá com calma na hora da sobremesa, prefira doces e sorvetes de frutas. Doces com ovos, manteiga, creme de leite ou leite condensado, podem ser consumidos por quem optou por pratos mais leves, como carnes magras e saladas. Mas de forma geral, prefira as sobremesas que possuem menos cremes como chantilly ou massas podres que contem muita gordura. Sorvetes, mousses e gelatinas de frutas são boas sugestões.


14. Atenção para a bebida alcoólica. O álcool tem 7 kcal por grama. Quanto maior o teor alcoólico, maior as calorias da bebida. O vinho e o champagne são ótimas pedidas, o champagne por ser uma das bebidas alcoólicas menos calóricas e o vinho por ter propriedades saudáveis em sua composição. Mas o conselho de sempre, manere na quantidade.


15. Não abandone os exercícios físicos, procure se exercitar todos os dias, se não for possível ir a academia, faça caminhadas, ajude os seus familiares nos preparativos para as festas, enfim mexa-se!


16. Neste ano aja diferente, pense em sua meta e não deixe que estes dias de festas prejudique-o! Lembre-se que além da ceia, existem outras coisas boas a se fazer nestes dias, como confraternizar com seus amigos, curtir seus familiares, presentear as crianças, etc.


Boas Festas!

Dicas de Roberta dos Santos Silva 

Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...